Resumo

 O propósito deste estudo foi criar um índice unificador dos testes do PROESP-BR para escolares e propor a redução do número dos testes. Foram avaliados 420 adolescentes entre 15 e 17 anos representativos da população das escolas públicas do município de Cuiabá. Os testes englobam a aptidão física geral, sendo: teste abdominal, salto em distância, corrida de 9 minutos, corrida de 20 metros, teste de agilidade do quadrado e arremesso de medicine ball. Foram padronizados os resultados e agrupados em dois fatores; foi criado o ‘escolar otimo’ pelo melhor resultado observado em cada teste. A comunalidade de cada teste (r) significa a representatividade do teste quanto ao conjunto; os alunos foram classificados então em quintis de acordo com a distância euclidiano do ‘escolar ótimo’. Os resultados da comunalidade para meninas e meninos em cada teste, foram respectivamente: resistência abdominal (0,57; 0,43), arremesso de medicine ball (0,82; 0,65), salto horizontal (0,72; 0,67), corrida de 20 metros (0,69; 0,50), teste do quadrado (0,69; 0,50), corrida de 9 minutos (0,42; 0,73), e; para o índice: excelente (0,01 – 3,85; 0,01 – 3,50), muito bom (3,86 – 7,70; 3,51 – 7,00), bom (7,71 – 11,55; 7,01 – 10,50), razoável (11,56 – 15,40; 10,51 – 14,00) e fraco (?15,40; ?14,01). O teste que melhor representou o grupo feminino foi o arremesso de medicine ball e salto horizontal, para o grupo masculino a corrida de 9 minutos. Assim, observamos que três testes seriam suficientes para esta bateria de avaliação representando o desempenho global, e os testes podem ser escolhidos de acordo com o sexo. Ainda, foi possível criar um índice global dos avaliados que permite visualizar o desempenho conjunto dos seis testes em uma nota, bem como sua distribuição dentro do grupo e distância do ideal de referencia.

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