Resumo

O objetivo deste estudo foi criar uma escala para medir a qualidade de vida de profissionais de educação física por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e exploratório. A população do estudo foi composta por todos os profissionais de Educação Física (PEF), inscritos no conselho regional de educação física (CREF-SC), de acordo com a listagem fornecida (13.908). A amostra foi definida pelos profissionais que retornaram o questionário respondido, totalizando n=940 profissionais. Sendo usada para calibrar os itens e construir a escala da qualidade de vida dos Profissionais de Educação Física. Cada PEF recebeu um e-mail com uma carta de apresentação do estudo e o link para acessar ao questionário - Whoqol-Breve - via Google docs, sendo coletadas as informações referidas a qualidade de vida (QV). O tratamento dos dados foi feito por meio da TRI através do modelo de resposta gradual (MRG) de Samejima. Para isso, foi utilizado um software específico para estimação dos parâmetros e do traço latente chamado MULTILOG. Os resultados possibilitaram a criação de uma escala com 26 itens de quatro categorias ordinais em dez níveis da escala. A maior parte dos PEF, ou seja, cerca de 70% se concentraram na região central da escala, nos níveis “50” e “60”, que fazem referência a uma “boa QV”. Os itens mais fáceis para os PEF contemplarem em sua QV foram: o “I3”, associado a dor física; o “I4” relacionado com a necessidade de tratamento médico e o “I15”, relacionado com a capacidade de locomoção. Por outro lado, os itens mais difíceis dos PEF terem em sua QV foram o “I9”, associado às questões do ambiente físico; o “I12” relacionado com a questão da moradia e o “I24” relacionado ao acesso aos serviços de saúde. Portanto, foi possível ordenar e fazer inferências qualitativas dos PEF. Isso mostra a vantagem em utilizar a TRI na obtenção da medida da QV, uma vez que coloca tanto os itens como os PEF numa mesma escala.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Teoria da Resposta ao Item; Profissionais de Educação Física.

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