Resumo

Ainda que não seja muito freqüente, algumas vezes é possível ouvirmos referências ao trabalho de Wilhelm Reich (1897-1957) no âmbito da Educação Física. Embora sejam muitas as entradas possíveis para uma reflexão que congregue a teoria reichiana a essa área do conhecimento, optaremos pela incursão na obra desse autor que, embora não fosse pedagogo de profissão, mas médico e psicanalista, era um eterno preocupado com as crianças e com a educação, por ele considerada um caminho – para não dizer, o caminho – a ser seguido rumo à profilaxia das neuroses, quiçá, a um futuro melhor. É neste sentido que Reich aponta para algumas possibilidades existentes em relação à educação infantil que entre diferentes graus de frustração e satisfação “puncionais”, contribuiriam para a formação do caráter, processo este correspondente ao eixo principal da atividade educativa veiculada por pais, professores, educadores, enfim, fornecendo-nos subsídios para refletirmos acerca da educação do corpo propriamente dita. Considerando ser a possibilidade que aposta num grau de frustração e satisfação parciais a mais plausíveis, Reich descreve quais as implicâncias e conseqüências explícitas na educação infantil que, mediante a ação dos educadores, interferem no equilíbrio energético e emocional da criança. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Wilhelm Reich; Criança; corpo; Educação Física.