Crianças de Comunidade Rural - Entre as Casas de Farinha e o Roçado

Por: Kellen Cristina Silva Machado e Vera Lúcia da Costa Fernandes.

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

A sociedade Brasileira apresenta um quadro de barbárie social em que as divisões de classes por conta de todo um sistema de governo Neoliberal configura uma realidade em que a discriminação e a exclusão estão no palco. Num enfoque loeus, a falta de compromisso e seriedade na administração do dinheiro público compromete a estrutura econômica das comunidades Rurais, as quais se apresentam de forma caótica; sobrevivendo através das plantações, colheitas, roçados e fabricações artesanais de derivados da mandioca - a farinha e o tucupi. Tais fatos, implicam numa desconfiguração corporal a ponto da criação de marcas patológicas proveniente de um labor bruto- o cotidiano rural que impossibilitam o viver da essência Lúdica no prazer do Ser e de Ter: - o direito de brincar/Lazer, o direito de ir e estar na
escola, entre outros ... Essa realidade social estende-se às crianças da cidade de Ananin, situada no KM 46 da estrada Castanhal-Curuçá.-Pa, onde interviu-se com uma proposta de ação comunitária participativa - construção coletiva, desde encontros dialógicos reflexivos sobre as questões elucidadas anteriormente, até a realização de um evento cultural de cunho religioso " Alto de Natal", permeado pelas atividades lúdicas-recreativas: coral, dramatização, dança, brincadeira de roda, cinema, confecção das indumentárias, atendendo, portanto, aos anseias da comunidade rural na necessidade de viver o Lazer, o qual, contribui significativamente à formaçã%rganização sócio-política das comunidade no exercício da cidadania. Outrossim, este intento impulsiona à Produção Científica: Monografia - Curso de Especialização -Pedagogia do Movimento UEPA.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.