Crianças, Mídias e Cultura de Movimento: Contrastes Entre Mundos Vividos nas Escolas do Campo e da Cidade

Por: Iracema Munarim.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

As questões que trago neste ensaio surgem de reflexões sobre diferentes realidades escolares, em contextos rurais e urbanos. A proposta da pedagogia Waldorf, situada na cidade, se configura na possibilidade de experimentar a liberdade e autonomia proporcionada pelo contato com a natureza, negando o acesso às mídias. E a escola do campo, cada vez mais se depara aos incentivos para “incluir-se” na vida produtiva da cidade, no domínio das tecnologias. Contraste que leva a pensar em como a cultura de movimento destas crianças, entendida numa relação dialógica entre seres humanos e mundo, corresponde a estas diferentes realidades.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/798

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.