Crianças nos Sinais: Um Olhar Sobre o Trabalho Infantil e as Possibilidades e Impossibilidades de Vivências do Lazer nas Ruas de Belo Horizonte

Por: José Alfredo Oliveira Debortoli e Túlio Campos.

Licere - v.10 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Sabemos que no nosso país existem várias formas de exploração da mão de obra infantil. Vários motivos levam as crianças a serem incorporadas no mundo do trabalho. Entre outras questões, esse problema está associado à pobreza, à desigualdade, ao desemprego e à exclusão social. Mas, também, relaciona-se com outros fatores de natureza cultural, econômica e de organização social. Esta reflexão nos leva a trazer como tema central a precarização das experiências culturais e corporais de crianças empobrecidas. A problematização do trabalho infantil trás consigo reflexões a respeito da privação das práticas culturais e corporais, que se mostram relevantes na formação profissional em Educação Física, em particular nos estudos sobre o Lazer. PALAVRAS-CHAVE: Infância. Lazer. Trabalho Infantil.

Endereço: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV10N01_a7.pdf

Tags: ,

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.