Criatividade e o brincar: o que são?

Parte de Jogos, Recreação e Lazer . páginas 49 - 56

Resumo

Estamos estudando a importância da criatividade na Educação. Começaremos apresentando e comentando os principais conceitos e visões sobre a criatividade e o brincar, e quais as relações existentes entre estes conceitos. O que é criatividade? A criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, independente da classe social, mas dependente do meio no qual o sujeito está inserido. A criatividade também pode ser conceituada a partir de quatro categorias definidas por Kneller, citando Rhodes. A primeira define a criatividade como ponto de vista da pessoa que está criando. Aborda o criar como algo fisiológico, tendo como base os temperamentos humanos, os hábitos e atitudes criativas. Na segunda categoria, encontram-se os processos mentais criativos e, entre eles, Kneller lista a percepção, a motivação, o pensamento, a aprendizagem e a comunicação. A terceira está ligada aos fatores ambientais e culturais e advém da relação homem-objeto-meio, convivência e vivência cultural. A quarta categoria encara a criatividade como fruto de seus produtos, sendo a forma mais concreta da criatividade, porém a mais estereotipada. Nela, encontram-se as pinturas, textos, invenções, esculturas, poemas, filmes etc. Todos os conceitos da palavra criatividade estão relacionados à palavra novidade, lembra Kneller. Assim, podemos pensar que o criar é a própria essência da transformação ou dos atos de mudança, tanto os exteriores como aqueles internos do ser, se forem levadas em conta todas as categorias criativas.