Crises e Emergências Paradigmáticas na Ciência, no Currículo e na Educação Física: Repercussões Sobre a Formação de Professores

Por: Rafael Marques França.

2009 03/03/2009

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho dissertativo foi composto por dois momentos. O primeiro consistiu em caracterizar as crises e emergências paradigmáticas acontecidas nos âmbitos da ciência, do currículo e da educação física, de forma a ressaltar cada campo em particular e aqueles aspectos que têm em comum. Trilhamos o nosso estudo a partir do que chamamos de pensamento (método) complexo, baseados em Morin, na medida em que evidenciamos as ligações, as articulações, as implicações, as interdependências, as complexidades, entre os paradigmas de ciência, de currículo e de educação física. Nossa pesquisa é caracterizada como sendo de caráter teórico, bibliográfico e qualitativo. O segundo momento concretizou-se com a ajuda de uma análise documental, que se concentrou nas três versões curriculares do curso da formação inicial em educação física ? Licenciatura ? da Universidade Estadual de Londrina (1972, 1992 e 2005) e nos trabalhos de conclusão de curso finalizados no ano de 2008. Este momento teve como objetivo diagnosticar se existe incorporação das crises e emergências paradigmáticas nos campos da ciência, do currículo e da educação física pelos futuros profissionais-professores e se tais questões são tratadas de forma sistematizada nos e pelos currículos da formação inicial. Pudemos perceber a presença de indícios que nos levaram a considerar um crescimento cronológico referente à abordagem de tais campos nos currículos da área, desde a sua total ausência no currículo I. Entretanto ressaltamos que: (a) é ínfima a consolidação de um tratamento sistematizado dos temas da ciência e do currículo, tanto no que se refere aos conteúdos programáticos como às referências bibliográficas básicas e complementares e (b) há uma grande diversidade de autores da área utilizados como referências, indiciando que, possivelmente, o tema da educação física, em sua crise e emergência paradigmática, é tratado de forma relevante. Se intencionarmos, enquanto professores de educação física, por alguma mudança significativa em nossa prática pedagógica, não podemos simplificá-la ou desarticulá-la do contexto educação física-currículo-ciência.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000148347

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.