Critérios Diagnósticos e Comparação do Desempenho Muscular e índices Plasmáticos de Mediadores Inflamatórios em Idosas Sarcopênicas e Não Sarcopênicas

Por: Patricia Parreira Baatista.

94 páginas. 2016 25/02/2016

Send to Kindle


Resumo

A sarcopenia é uma síndrome geriátrica definida pelo declínio de massa muscular (MM) e função muscular relacionado ao envelhecimento. Em 2010, O European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP) fez recomendações sobre a definição de sarcopenia e sobre a forma de identificação desta síndrome. O Foundation for the National Institutes of Health (FNIH) Sarcopenia Project (2014) também propôs pontos de corte clinicamente relevantes para a perda de massa e força muscular. No entanto, ainda não há um consenso universal sobre os critérios diagnósticos desta síndrome. Elevadas dosagens plasmáticas de interleucina 6 (IL-6) e o receptor solúvel do fator de necrose tumoral alfa (sTNFR1) têm sido associados à redução de MM e função muscular. O comportamento desses mediadores inflamatórios, bem como os parâmetros objetivos de desempenho funcional em idosos sarcopênicos ainda não estão bem estabelecidos. Este estudo teve como objetivo geral investigar os critérios diagnósticos e comparar o comportamento das concentrações plasmáticas de IL-6 e sTNFR1 e o desempenho muscular em idosas não sarcopênicas e sarcopênicas. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG. Os critérios de inclusão foram mulheres acima de 65 anos, em risco de sarcopenia identificadas conforme o EWGSOP, sedentárias por três meses ou mais, sem distinção de raça e/ou classe social e comunitárias. Os critérios de exclusão foram: déficit cognitivo; doenças e sequelas neurológicas e/ou reumatológicas auto-relatada; dor aguda; marcha dependente; histórico de câncer nos últimos 5 anos; histórico de artroplastia do joelho e/ou quadril e uso de corticóide. No primeiro artigo, foi avaliada a acurácia diagnóstica do índice para perda de massa muscular proposto pelo FNIH (ALM/IMC, soma da massa muscular dos membros superiores e inferiores ajustado ao índice de massa corpórea) em relação aos valores discriminativos propostos pelo EWGSOP. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-ADJRAJ

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.