Crítica à Organização do Trabalho Educativo na Educação Física Escolar: Análise de Uma Escola Estadual do Município de Feira de Santana-bahia

Por: Michael Daian Pacheco Ramos.

142 páginas. 2014 06/05/2014

Send to Kindle


Resumo

O estudo se insere entre as pesquisas que buscam compreender o processo de formação dos estudantes na Educação Física escolar. Tem como objeto a organização do trabalho educativo dos professores de Educação Física. Para a sua realização, partimos do seguinte problema científico: sob qual proposição pedagógica da educação física os professores vêm organizando seu trabalho educativo e qual o grau de coerência, de acordo com sua concepção, entre os fundamentos teórico-pedagógicos estabelecidos e os materializados em sua prática? O objetivo geral foi analisar sob qual proposição pedagógica da Educação Física os professores vêm organizando seu trabalho educativo e qual o grau de coerência entre o dito e o cumprido. Realizamos entrevista com dois (2) docentes de uma escola pública estadual do município de Feira de Santana-Bahia e observamos duas unidades letivas entre agosto a dezembro de 2013. Identificamos que a teoria pedagógica que orienta o Projeto Político Pedagógico refere-se à pedagogia do “aprender a aprender” e constatamos também que esta teoria pedagógica se manifesta nos planos de ensino dos dois docentes analisados. No que se refere à abordagem pedagógica da Educação Física identificamos que o docente A em seu plano de aula apresenta elementos da abordagem Desenvolvimentista, porém na sua ação educativa não apresenta uma organização do processo de ensino e aprendizagem, desconhecendo os fundamentos teórico-metodológicos que orientam sua prática, bem como da abordagem pedagógica que orienta sua aula. Já o docente B apresenta uma incoerência entre a abordagem que diz orientar suas aulas (a Construtivista) e a abordagem que de fato materializa a Promoção da Saúde. Portanto, as aulas de Educação Física observadas sobre os referenciais teóricos apresentados (abordagens Desenvolvimentista, Construtivista e Promoção da Saúde) não apresentam grandes possibilidades para o desenvolvimento e a elevação do padrão cultural dos estudantes, pois procuram explicar o fenômeno da cultura corporal (jogo, esporte, luta, dança, ginástica, dentre outros) limitando-se à dimensão técnica, ao movimento biomecânico, a biologização do movimento humano.

Endereço: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/112

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.