Crítica a Organização do Conhecimento do Esporte na Formação em Educação Física.

Por: Adnelson Araújo dos Santos.

2011 00/00/0000

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Resumo

Aborda a relação Educação-Esporte e analisa o trato com esse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo, as proposições que organizam o esporte nos cursos superiores, orientando as abordagens para a perspectiva de superar a fragmentação desse conteúdo  por disciplinas/modalidades. Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento esporte no currículo da formação de professores de Educação Física fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata da formação, e com a necessidade histórica, de construção de uma educação para além do capital. O estudo problematiza a temática da educação, do esporte e da formação de professores a partir de suas relações com o modo de produção do capital e para isso realiza uma pesquisa bibliográfica baseada no Materialismo Histórico-Dialético. Esta pesquisa apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação e; f) Síntese da investigação. Organiza o material para análise e interpretação da seguinte maneira: 01. Proposição Crítica por Modalidades Específicas; 02. Proposição por Pedagogia dos Esportes; 03. Proposição por Campo de Estudo e; 04. Proposição por Complexos Temáticos. A análise e interpretação estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam alguns elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas e a necessidade de ir além da técnica, entretanto, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas; as proposições que procuram superar essa relação apresentam elementos mais concretos para uma superação no trato com o esporte, pois o compreendem a partir da totalidade desse fenômeno social e procuram estudá-lo a partir dessa perspectiva. Conclui que a única proposição que faz uma relação com um projeto histórico de superação do capital é a proposição por Complexos Temáticos, necessitando serreelaborada. Os resultados permitem a apresentação de indicativos para proposta de organização do esporte nos cursos de formação de professores de educação física na perspectiva de educação para além do capital.

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