Cuidar da Vida da Criança na Escola: Tempo e Espaço Para o Brincar e Para o Movimento

Por: Bruna da Silva, Ida Carneiro Martins e .

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Sem a pretensão de aprofundarmos nas discussões postas pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, sobre o Cuidado da Casa Comum (2015), o que queremos nesse momento é pensar a escola como parte desse espaço comum e entender o contexto das crianças em aprenderem a cuidar ao mesmo tempo que requerem cuidados. O papa nos remete a pensar o que está acontecendo com nossa casa e, nesse texto, instigamos os/as docentes a pensarem o que está acontecendo com nossas crianças. Há muito tempo a escola deixou de ser um espaço somente de desenvolvimento cognitivo, de aprendizagem de conteúdos desconectados com a realidade social e de padrões determinados de ser, pensar e agir. A escola é antes de mais nada uma casa comum, de crianças, jovens e adultos que precisam viver em harmonia, para se autoconhecerem, conhecerem o mundo, se cuidarem e cuidarem do mundo, como casa de todos/as nós. 

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-2/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.