Cultura Como Central ou Periférica na Produção de Conhecimento em Educação Física no Brasil Sob a ótica de Pesquisadores

Por: Beatriz Ruffo Lopes e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.40 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo discute o papel da cultura na produção de conhecimento em educação física no Brasil e identifica como alguns pesquisadores o percebem na área e em sua própria produção teórica. Orientam essa investigação entrevistas com seis pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e incursões teóricas pelo objeto de estudo. Os resultados mostram que a cultura é tanto entendida como "central" por alguns dos entrevistados quanto "nem central nem periférica" por outros, com compreensões bastante distintas, o que aponta para possibilidades peculiares e justificáveis de fazer a leitura do campo a partir das bases teórico-argumentativas que orientam a produção de cada pesquisador.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892018000200146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.