Cultura Corporal do Movimento, Educação Física e Esporte na Escola

Por: , Anelise Reis Gaya e Lisiane Torres.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Reivindicar a demarcação das fronteiras da cultura corporal do movimento (CCM) como um espaço próprio para as manifestações da corporalidade constitui o principal objetivo deste ensaio. A CCM é compreendida como um campo de estudos para investigação, a expressão, o ensino-aprendizagem, a promoção de conhecimentos e de discursos sobre as múltiplas manifestações e expressões da corporalidade humana. A CCM é o espaço onde uma variedade de tecnologias corporais ganha sentidos e significados simbólicos e existenciais. É o lugar do esporte, da dança, da ginástica, do teatro, do circo, das terapias corporais, etc. Discorrer sobre o esporte como manifestação da CCM é nosso segundo objetivo. Afirmar sua relevância, seu papel cultural e social ao longo da história constitui argumento relevante para sua pluralidade de sentidos e formas.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-2/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.