Cultura Corporal e a Formação Para Cidadania: Projeto Se Liga Esportes Sescsp - Santo André.

Por: Douglas dos Santos Rosário Matos.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


Este relato é fruto de uma experiência iniciada e ainda em andamento no SESCSP na unidade de Santo André. O SESCSP- Santo André está situado entre três comunidades, caracterizadas por baixas condições econômicas e sérios problemas sociais, excluídos do pleno exercício da cidadania. Procurando modificar esse cenário através da promoção do  em-estar social, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento cultural da comunidade em geral, o SESCSP- Santo André desenvolve há dois anos o projeto "Se Liga Esportes", com 35 adolescentes entre 13 e 17 anos. Após uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos, constatamos que 93% nunca haviam participado de outra manifestação da cultura corporal que não fosse a esportiva, desenvolvida apenas em sua dimensão procedimental.   partir dessas informações sentimos a necessidade de aproximar os objetivos da Educação Física às expectativas dos alunos. Portanto, nosso projeto tem como objetivo inserir e introduzir os alunos à Cultura Corporal, através dos esportes, jogos, danças, lutas, ginásticas e capoeira, apropriando-se de seus valores éticos e morais como contribuição para uma formação crítica e cidadã. Como metodologia utilizamos o planejamento participativo; com essa metodologia os alunos têm a oportunidade de se tornarem  rotagonistas de seu próprio conhecimento. Nesse sentido, os alunos escolheram,   ganizaram e planejaram, em conjunto com o professor, os conteúdos trabalhados. Até o momento os conteúdos desenvolvidos foram: cinco modalidades esportivas (Futebol, Vôlei, Basquete, Tênis de mesa e Tênis de Quadra), duas modalidades de dança (Funk e Break), duas modalidades de luta (Caratê e Capoeira), jogos/brincadeiras e uma vivência de esqui, restando para serem realizadas as Ginásticas Artística e de Academia. Além das manifestações da Cultura Corporal, o projeto contempla atividades culturais, artísticas e de lazer. Para alcançar nossos objetivos todos os conteúdos estão sendo desenvolvidos em  uas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Constatamos através da  bservação, da convivência, dos relatos dos adolescentes e de entrevistas, que a forma que vêm sendo conduzida às atividades dentro do projeto, tem influenciado positivamente na formação humana e possibilitado que os jovens consigam: realizar projetos de vida; respeitar valores éticos, morais e de solidariedade; perceber-se cidadãos possuidores de direitos e deveres;
utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos; se colocar no lugar do outro, melhorando seu convívio com o próximo, respeitando as diferenças e lutando contra qualquer tipo de preconceito; enfim, a aquisição de novos conhecimentos, tornando-se pessoas melhores, mais competentes, autônomas e mais humanas.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.