Cultura Corporal Infantil: Mediações da Escola, da Mídia e da Arte

Por: Ingrid Dittrich Wiggers.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.26 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O trabalho analisa representações e expressões corporais de crianças entre 7 e 9 anos de idade. Partiu-se do conceito de corporeidade, um elemento fundamental da formação humana, como dimensão construída pelo amplo processo de interação social. Escola e mídia são comparadas e indicadas como agentes significativos. Com o objetivo de conhecer as respostas das crianças a esse processo, realizamos investigação de campo com alunos de uma escola-parque em Brasília durante o ano de 2001. Integramos a pesquisa às atividades da escola, que ensina Artes e Educação Física. Acompanhamos os sujeitos por meio de desenhos, teatro, brincadeiras, música e dança. Observamos que, embora a escola e a mídia filtrem o olhar das crianças, a arte oportuniza a produção de outras imagens corporais.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/160

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.