Cultura, Habilidade, Educação da Atenção e Participação Social: Um Diálogo Entre a Educação Física e a Antropologia de Tim Ingold

Por: Carlos Emanuel Sautchuk e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O texto propõe uma aproximação da abordagem antropológica de Tim Ingold provocando reflexões sobre o campo de conhecimentos que vem constituindo a educação física brasileira nas últimas três décadas. Enfatizamos uma ancoragem teórico-metodológica que propõem alternativas a abordagens que objetificam tanto a natureza quanto a cultura, requerendo outras perspectivas de compreensão e conhecimento. Ao longo do texto esperamos elucidar possibilidades de relacionar engajamento prático, aprendizagem e produção de sentido. Os estudos de Tim Ingold desafiam refletir sobre as formas de apropriação de modelos teóricos das Ciências Sociais e Humana; em especial, na Antropologia, a noção de cultura que vem sendo debatida em seus locais de produção, por seu caráter representacionista.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5152

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.