Cultura(s), Educação (física) e Esporte (s) ? nas Teias de Uma Pesquisa-ação Extensionista em Uma Universidade Pública Baiana

Por: Jaderson Silva Barbosa.

169 páginas. 2014 12/05/2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo foi uma Pesquisa-Ação que envolveu uma ação de extensão, o Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC), da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e teve como objeto de estudo o projeto Escola de Esportes que atendia crianças de 9 a 14 anos moradores dos bairros Campo Limpo e Novo Horizonte. Os problemas de investigação foram construídos conjuntamente entre os atores e autores sociais e direcionados a responder os seguintes questionamentos: quais os fenômenos que influenciam ou influenciaram a construção da concepção de esporte dos atores e autores sociais envolvidos no PEAC? Como o PEAC, em suas relações que envolveram a sua intervenção (pesquisa e ação), propõe uma vivência e apropriação crítica-reflexiva dos saberes da cultura corporal no/com o esporte? Qual a contribuição do PEAC na formação esportiva e cidadã dos alunos matriculados na Escola de Esporte deste programa? Existe contribuição significativa do PEAC, no sentido de possibilitar para a transformação social na realidade no contexto onde foi implementado o Programa? Para as respostas estas questões o estudo propôs, numa perspectiva crítica, contudo, sem fazer entrincheiramentos epistemológicos, utilizar contribuições de referenciais teóricos da área da Educação Física que discuti sobre cultura corporal e esporte, além da discussão sobre a extensão universitária. A análise dos dados extraídos de depoimentos produzidos pelos sujeitos envolvidos nas ações do programa (familiares, alunos, professores e bolsistas do programa) foram tabulados, organizados e descritos utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como principais resultados desta Pesquisa-Ação destacam-se a proposição em reorganizar o ensino (e como consequência o aprendizado) do esporte no ensino superior e em projetos sociais, numa perspectiva crítica, utilizando diversas possibilidades corporais expressivas, em uma ação integradora capaz de iniciar mudanças de paradigmas em espaços de formação, propondo transformação social na realidade onde os atores e autores sociais estão inseridos e reconhecendo as limitações no que diz respeito a amplitude das mudanças. Além disto, as experiências com o PEAC, especialmente o projeto Escola de Esportes, trouxeram elementos que propõem rupturas e contribuições em dimensões micro (conceitos sobre o esporte e suas relações com as teorias e práticas da Educação Física) e macroestruturais (modelo de sociedade, política pública e a extensão), ambas, permanentemente interconectadas.

Endereço: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/4

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.