Resumo

INTRODUÇÃO

A Educação Física é a área acadêmica-profissional responsável por desenvolver aspectos do comportamento humano complexo que perpassa pelos aspectos biológicos e culturais. Seus conteúdos norteadores problematizam questões sobre as práticas pedagógicas hegemônicas, propondo a construção de ações coletivas, baseadas no respeito às diferenças e mudanças nas lógicas socioeducativas predominantes (DARIDO, 2005). Os cursos de formação em educação física, foram durante anos pautados no ensino técnico-instrumental, visando a formação de um professor transmissor de saberes. Porém, a partir dos anos 80, tal modelo foi reestruturado repensando a sua importância. Desde então, a luta para a superação deste molde que norteava e em algumas instituições ainda norteia, não tem sido fácil (RANGEL-BETTI; BETTI, 2017). Trabalhos como os de Bracht (1999), Ferreira e Nunes (2011) e Freire (2010), indicam como princípio norteador de suas ações a necessidade de intervenção constante na conjuntura político-pedagógica, reforçando que os currículos e os cursos de formação impactam na prática profissional (GATTI; BARRETO, 2009).

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