Resumo

No presente artigo analisamos as articulações entre currículo e prática pedagógica da Educação Física no cotidiano escolar do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 13 artigos entre 2008 e 2017. Concluímos que os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos dos estados e municípios e os projetos político-pedagógicos subsidiam o planejamento e a prática pedagógica, sem interferir na autonomia do professor. Os estudos apresentados indicam a sistematização dos conteúdos como elemento preponderante para a legitimação da Educação Física. As elaborações e análises de propostas de ensino repercutiram a hegemonia do esporte como conteúdo, porém percebemos a tentativa de ampliação do seu entendimento como fenômeno cultural. Sugerimos pesquisas que problematizem a prática pedagógica no cotidiano escolar, que subsidiem reformulações e produções curriculares na formação inicial e continuada, em colaboração entre escola e universidade.

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