Editora UNB. None None. 57 páginas.

Sobre

Caro(a) aluno(a),

Este texto trata do aprender a aprender em Educação a Distância. Ele foi escrito especialmente para profissionais da área de educação física. Seu pressuposto básico é o de que a aprendizagem é um movimento inerente à vida e às suas formas de expressão e organização. Em conseqüência: ninguém vive sem aprender e ninguém aprende no lugar de outro, embora seja possível aprender com o outro. Precisamos do próximo para a nossa humanização ou para a nossa inserção cultural, nos espaços da nossa existência.

Ao longo do texto assumi uma abordagem abrangente, holística e estratégica situando a metodologia da Educação a Distância – EAD e a aprendizagem em EAD – no contexto da vida. Busquei ensinar e aplicar o afirmado por Miyamoto Musashi (ROSENBERG, 2007, p. 4): A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver as coisas distantes como se elas estivessem perto e ter uma visão distanciada das coisas próximas.

O texto está assim organizado:

Unidade 1 – Espaços iniciais: contextualização dos cenários, ou dos espaços metafóricos (corpo, cultura e movimento) para guiar as estratégias de aprendizagem requeridas no estudo a distância.

Unidade 2 – Movimentos e relações no aprender a aprender: de natureza mais específica, trata mais diretamente dos movimentos e das relações no aprender a aprender em EaD, destacando, também, o sentido da “Aprendizagem Significativa”. Palavras finais: como sugere o título, apresento algumas conclusões de toda a nossa conversa, que considero provisórias. Bom trabalho!

Profa. Maria de Fatima Guerra de Sousa 

Arquivo