Resumo

Partindo do pressuposto de quem organiza a ação avaliativa é o professor e de que este profissonal age conforme sua concepçãode Educação, buscouse conhecer como os professores do Cursos de Graduação em Educação Física dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das disciplinas técnicas e humanas, estão desenvolvendo este processo. Foi aplicado um questionário à 57 professores destes dois Estados. Ao comparar os professores das disciplinas humanas notou-se que, os professores do RS citaram a avaliação como sendoresponsável pela verificação de desempenho final, enquantoque os deSCdizem que a avaliação tem porfinalidade verificar dificuldades dos alunos durante o processo, servindo de elemento motivador para sua progressão. Quanto ao momento da coleta de informações, os professores das humanas do RS (50%) utilizam todas as aulas, e os de SC, além de todas as aulas (33,3%) o fazem no início, meio e fim do semestre (33,3%). Os professores das técnicas, em ambos os Estados, dizem avaliar em todas as aulas e no início meio e fim do semestre. Quanto aos critérios, foram citados pelos professores de ambos os Estados, o espírito crítico do aluno, a participação, o conhecimento e o desempenho, independente da disciplina ser predominantemente teórica ou prática. Os instrumentos mais utilizados são: provas, trabalhos e fichas deobservação. Conclui-se queesses professores possuem posturasavaliativas semelhantes, independente de suas atuações profissionais e/ou qualificações, uma vez que a maioria dos professores das humanas do RS e técnicas de SC tem mestrado, os das técnicas do RStem especialização e os de SC, especialização e mestrado.