Resumo

Este artigo foi construído com base no trabalho desenvolvido no Núcleo de Didática e Prática de Ensino – NUDIPE da Faculdade de Educação Física – FEF – da Universidade Federal de Goiás – UFG. O objetivo deste é discutir os conceitos e princípios que fundamentam o trato pedagógico na disciplina didática e prática de ensino do curso de licenciatura da FEF/UFG no período de 1992 a 2007 e questionar as contradições que surgiram com as mudanças provenientes da reforma curricular. Após a reforma de 2005 a disciplina “didática e prática de ensino” assumirá o nome de “estágio supervisionado” e sofrerá influências das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs – de formação de professores(as), de legislação própria do estágio, externa e interna à UFG e no que se refere a sua adequação ao novo Regulamento Geral de Cursos de Graduação – RGCG. As principais contradições que surgem a partir da legislação são: quanto à relação com as escolas que passa a ser mediada primeiramente pelos termos de compromisso do estagiário, pela lei do estágio e pelos convênios; o mundo do trabalho do(a) professor(a) e suas contradições; a perda gradativa da autonomia intelectual da universidade.

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