Da Educação Física

Por: Fernando de Azevedo.

3Ed. 331 páginas. Melhoramentos. 1960

Send to Kindle


Sobre a Obra

"Da Educção Física" e "Antinous" de Fernando de Azevedo trata-se de duas obras distintas, tendo apenas de comum o talento e a cultura do autor... A primeira, de feito doutrinário, é um explêndido trabalho de crítica como ainda em parte alguma do mundo se tentara, sendo nela feito um completo e perfeito estudo comparativo dos métoos e das escolas de eucação física no tempo e no espaço... O métofo de exposição, a energia e a flexibilidade do estilo, a erudição que transparerce mas não esmaga, a segurança de quem sabe e sente o que afirma e a firmeza incisiva do traço de Rasmussen sintetizando as idéias tipos do autor, tornam os dois livros imensamente valiosos.

O Estado de São Paulo, 8 de julho de 1920

Sumário

título página
Índice 7
Um Problema e Duas épocas Confronto de Idéias e de Situações. Prefácio 9
Prefácio da 1ª Edição (1916) 23
Prefácio da 2ª Edição (1920) 26
O Estado da Questão. Fatos e Interrogações 31
Origem e Evolução da Educação Fisica 33
Bases Cientificas, Objeto e Concepção Moderna da Educação Física 37
Importância e Valor da Educação Física. O Exercício e Seu Papel na Idade Pubertária 42
A Ação Psicológica do Exercicio 46
A Fadiga e o Exercício: Seu Mecanismo e Sua Ação Psicofisiológica 50
Definição e Plano Geral de Educação Fisica. Exercícios Físicos: Como Se Classificam 56
O Prazer e o Exercício Físico. O Papel dos Jogos na Infância 63
Da Ginástica Escolar ou Pedagógica e Sua Natureza 68
Os Esportes e sua Justa Situação num Programa Escolar. Atletismo e Atlética 73
A Educação Fisica da Mulher: Ginástica, Natação e Dança 78
Ainda a Educação Fisica Feminina: o Aspecto Social do Problema. Eugenia e Plástica 84
O Papel do Professor de Educação Fisica 90
Segunda Parte - Escolas e Métodos 94
Divergências de Escolas; em Que Se Baseiam. Escola Amorosiana 97
Sistema de Sandow: a Idolatria do Müsculo 101
Ginástica de Müller e Sistema Sandowiano: Ginásticas de Quarto. Escolas Que Se Digladiam 105
O Jiu-jitsu Como Esporte e Como Método de Educação Fisica 110
Escola Anglo-americana: Predominância Esportiva 114
O Método de Ling: Seu Valor e Supremacia do Ponto de Vista de Ginástica Educativa 118
As Ginásticas Sueca, Francesa e Alemã (ou de Aparelhos): Suas Diferenças. o Naturismo da Escola Hebertiana 125
A Ginástica Escolar e Seus Principios. a Individualização do Ensino e a Pedologia 131
Os Fatôres do Clima, da Raça, da Idade e do Sexo na Escolha do Sistema 137
A Educação Fisica em Sua Vista de Conjunto e na Articulação de Seus Detalhes. o Valor Relativo de Cada Escola 142
Terceira Parte. Importância e Situação do Problema no Brasil 146
A Rotina da Educação Fisica em Nossas Escolas 149
A Ergastenia Escolar e Suas Causas. o Treinamento e o Empirismo na Educação Física 153
Abusões e Preconceitos. A Situação, Entre Nós, do Professor de Educação Física 159
A Importância da Ginástica Respiratória: Ginástica Respiratória Individual e Coletiva 164

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.