Resumo

Acompanha-se a operação de legitimação do futebol comoobjeto de investigação intelectual em Veneno remédio – o futebole o Brasil, de José Miguel Wisnik. Correspondências com outrostrabalhos de legitimação semelhantes, nos estudos literários ena crítica da música pop. Após uma discussão preliminar sobrea legitimação, o artigo segue três etapas: na primeira,caracteriza-se o antagonista contra o qual Wisnik legitima ofutebol mediante o cotejo de proposições de Hannah Arendt,Gilles Lipovetski e René Girard; na segunda, através deaproximações com o universo pop, discute-se a ética dalegitimação de Wisnik, que não denega os problemas levantadoscontra o futebol, absorvendo-os, mas requalificando-os, noseu trabalho de legitimação; na terceira, vê-se como Wisniksitua na análise das especificidades do futebol o caminho parauma analítica que não o soterre sob expectativas externas àsua própria lógica de acontecimento. Ao final, localiza-se emWisnik a proposição de que o futebol expressa como futebol osproblemas que o afligem, proposição aliada a uma recusa emestabilizar um padrão valorativo que retire o futebol do fluxoda cultura para congelá-lo nalguma posição hierárquicaespecífica, seja ela baixa ou elevada.

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