Resumo


É sabido que o Lazer se apresenta nos dias de hoje, como objeto de estudo de várias áreas do conhecimento das Ciências Sociais. A Educação Física é uma delas e muitos de seus autores têm se aprofundado nas investigações e na produção de conhecimento referente ao assunto. O corpo teórico que hoje é desenvolvido nesses estudos outrora foi focalizado pela disciplina Recreação, que sempre teve significativa importância dos currículos da Educação Física. Este texto tem a pretensão de recuperar a trajetória histórica, política e epistemológica das concepções tratadas no campo, desde a época da Recreação até os dias de hoje quando disciplinas afins se identificam com os conceitos de Lazer. Os autores deste trabalho entendem que essa atualização não se restringe apenas a uma questão semântica ou de modernização do termo, mas sim, expressa concepções políticas que permearam a história da educação física, do esporte e do lazer brasileiros. As reflexões contidas nesta contribuição também manifestam preocupações em relação ao atual contexto do Lazer e os rumos que podem ser trilhados pelos trabalhos acadêmicos da área.