Da Sedução Malandra à Imaginação Tática: a Sociogênese do Pensamento Futebolístico Brasileiro e Sua Representação Discursiva

Por: Diego Frank Marques Cavalcante.

215 páginas. 2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem como foco principal a investigação do pensamento futebolístico no Brasil e sua apropriação discursiva. Estes pensados a partir do visionamento intensivo de imagens, da literatura de Nélson Rodrigues e de entrevistas com torcedores em mesas de bar. O pensamento é aqui tratado como potencial criativo: inventar “espaços-futebolísticos” tendo o corpo como principal matéria de expressão. A apropriação discursiva, por sua vez, significa a representação e os usos sociais que decorrem das performances dos jogadores em campo. A história do pensamento futebolístico brasileiro será analisada a partir de quatro “formações sociais”: de elite, malandra, malandra - disciplinada e tática- polifuncional. O interesse principal é propor uma nova forma de entender a lógica do pensamento futebolístico e sua apropriação social, enfatizando o uso do corpo e do discurso.

Endereço: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8569

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.