Dança Como Tratamento Terapêutico em Pacientes com Câncer de Mama ? Uma Revisão Sistemática

Por: Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Alan de Jesus Pires de Moraes, Aline Dandara Rafael, Fabiana Flores Sperandio, Helena Braga e Leonessa Boing.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar e analisar os artigos originais que investigaram a influência da dança como terapia adjuvante no câncer de mama. Foram determinadas como bases de dados para as buscas: PsycInfo, PubMed, The Cochrane Library, ScienceDirect e a Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os seguintes descritores foram utilizados [dance therapy] OR [mo-vement therapy] OR [complementary therapies] AND [breast cancer] OR [cancer neoplasms] OR [breast tumor] OR [breast carcinoma] presentes nos títulos ou resumos dos trabalhos. A quali-dade dos trabalhos foi investigada pela Escala metodológica Downs e Black. Foram identificados 69 artigos inicialmente, destes apenas 11 foram selecionados e analisados. As abordagens pautaram-se em metodologias da dança terapia, da dança grega, dança sagrada, dança de salão, do ballet e do jazz. Foram observados benefícios psicológicos na imagem corporal, feminilidade, humor, autoestima, bem estar físico, stress percebido, dor, consciência, depressão, con-fiança entre casais, ansiedade e medo. Observou-se também melho-ras nos aspectos da amplitude de movimento e força dos membros superiores, bem como na capacidade funcional. Os autores apon-tam a dança como um tratamento adjuvante alternativo viável para mulheres com câncer de mama. A dança pode promover be-nefícios psicológicos em mulheres após o câncer de mama, assim como, melhora na força e amplitude de movimento dos membros superiores. Recomenda-se futuros estudos como melhor evidência científica, a fim de investigar a dança em outros momentos do tra-tamento e da doença e com outras modalidades de dança.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/632

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.