Resumo

Entendendo a dança como uma das ancestrais formas de manifestação e comunicação humanas, além de significante conteúdo da Educação Física, elaborou-se o projeto de extensão “TANZ – Dança Criativa” no intuito de vivenciar a docência. Neste artigo, busca-se problematizar a prática docente em Educação Física, utilizando a dança, como conteúdo, e observar os impactos provocados na formação profissional das acadêmicas participantes do projeto. Realizou-se uma entrevista coletiva com as acadêmicas participantes do projeto, na qual foram relatadas as experiências, lembranças e sensações advindas da prática pedagógica desenvolvida no TANZ – Dança Criativa. Na busca do saber-fazer desenvolver o conteúdo dança sob uma perspectiva diferente, colocou-nos à prova todos os momentos dessa prática, desafiando e aguçando, ainda mais, a reflexão didático-pedagógica. Foram repensadas as atitudes assumidas na posição de professoras; valorizados o aprendizado com os alunos; reconhecida a realidade dos mesmos e potencializada a sensibilidade ao planejar as aulas

Acessar