Dança e Educação Inclusiva: Contribuições da Dança Como Conteúdo da Educação Física na Perspectiva da Inclusão na Escola

Por: Eliana Vieira de Amorim Araújo.

176 páginas. 2018 18/09/2018

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Resumo

O estudo tematiza a dança como conteúdo da Educação Física escolar na perspectiva da inclusão, apresentando como problema de pesquisa: Quais os limites e as possibilidades apresentadas nas intervenções pedagógicas, em processos de inclusão de estudantes com deficiência, no trato com o conteúdo dançam nas aulas de Educação Física? Para tal, delimita como objetivo geral: analisar os limites e as possibilidades de ensino do conteúdo dança no componente curricular Educação Física em classes regulares, na perspectiva da inclusão, em uma escola privada de Recife/PE. Que se desdobra nos objetivos específicos: reconhecer o processo de institucionalização da inclusão na educação brasileira; identificar a produção acadêmica sobre: inclusão - dança - Educação Física; analisar a prática pedagógica da Educação Física em uma escola privada da cidade de Recife/PE. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que se desenvolveu através de três fases, sendo: revisão da literatura, na qual discutimos sobre o percurso da inclusão na Educação e na Educação Física, considerando o modelo de sociedade vigente em nosso país; pesquisa bibliográfica, na qual dissertamos sobre as produções acadêmicas da área de Educação Física que tematizam os limites e as possibilidades do ensino da dança para pessoas com deficiência e; a pesquisa de campo, que se configurou como um estudo de caso (YIN, 2005). Sendo nosso caso uma turma de uma escola privada de Recife/PE que atua há 49 anos na perspectiva da inclusão. Foram sujeitos da pesquisa a professora de Educação Física da turma, os/as gestores/as pedagógicos e de Educação Física e a diretora pedagógica da escola, além dos educandos da turma selecionada para investigação. Neste processo recorremos à entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 1994) e a observação participante (LUDKE, 1986), tendo na análise de conteúdo do tipo categorial por temática a técnica para análise dos dados. Na revisão da literatura debatemos inicialmente sobre a inclusão na sociedade e, em seguida, adentramos nos campos mais específicos da Educação e da Educação Física, em busca do suporte teórico que embasou nossa pesquisa bibliográfica e nossa ida ao campo. Caminhando para a pesquisa bibliográfica, reconhecemos que os dados encontrados, nesta etapa, indicam lacunas epistemológicas nos estudos na área de dança na Educação Física Escolar, na perspectiva inclusiva. Os poucos estudos encontrados, na delimitação da investigação, apontam para a dança em uma configuração esportiva. Os dados da pesquisa de campo indicam que os sujeitos entrevistados demonstram conhecimento acerca do papel da escola na perspectiva da inclusão, bem como a professora reconhece o processo de diferenciação metodológica na prática pedagógica frente aos estudantes com deficiência, síndromes e transtornos do comportamento humano. A escola, por sua vez, proporciona formações continuadas e orientação pedagógica ao corpo docente e atendimento educacional especializado aos estudantes, aos professores e quando necessário, à família. Por fim, a escola ainda reconhece que apresenta dificuldades no trato da inclusão, buscando se qualificar na tentativa de superar as barreiras que concernem essa perspectiva. Nas observações de campo, foi possível identificar que os estudantes com deficiência, síndromes e transtornos de comportamento participaram das aulas juntamente com os demais educandos. Neste processo, a professora utilizouse de diferenciações nas estratégias metodológicas no ensino do conteúdo dança, proporcionando maior possibilidade de que o ensino-aprendizagem se dê com êxito. No entanto, no que diz respeito ao tempo pedagógico destinado a prática pedagógica com esse conteúdo, consideramos insuficiente para que o processo de apreensão do conhecimento aconteça com qualidade. 

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