Resumo

A ausência dos fundamentos da dança no programa de ensino de Educação Física e a pouca vivência de lutas nas aulas de Educação Física, numa escola federal de referência da rede pública de ensino, motivaram uma pequisa-ação que partiu da compreensão da dança e da luta como fenômenos sociais (regularidades) para a especificidade das formas e modalidades de dança e luta. A pesquisa se desenvolveu num ambiente cuja Educação Física é materializada na abordagem crítico-superadora, que subdivide os conteúdos em eixos temáticos: dança, luta, esporte, jogo e ginástica, entre outros, entendidos como fenômenos construídos historicamente pela sociedade, relevantes para a formação de um sujeito crítico que age, reflete, age superando problemas sociais coletivamente, no movimento contínuo de identificação, sistematização, ampliação e aprofundamento do conhecimento das práticas sociais e, particularmente, corporais. O plano de ação consistiu numa abordagem de dança e luta partindo das regularidades (corpo/ações, dinâmica, espaço, relação; e, contato proposital, ataque/defesa, imprevisibilidade, confronto, regras) para as especificidades (danças sociais e judô). A partir de planejamentos e regências de aulas em duas turmas da segunda etapa do ensino fundamental, foram analisados os documentos (planos de ensino, questionários e diários de campo) para avaliar o plano de ação implementado. Após a análise de conteúdo temática dos documentos, identificou-se que os alunos demonstraram conhecimento declarativo e processual que apontavam para a etapa da identificação do conhecimento. Por fim, sugeriu-se a alteração dos programas de ensino da dança e da luta, gerando um problema para o desenvolvimento de um novo ciclo de pesquisa-ação.

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