Dança Educação: Mediadora Interdisciplinar na Construção do Conhecimento Formal

Por: Angélica C da Silva, Daniela M dos Santos Nogueira, Leticia F Machado dos Santos e Renata S e S de Oliveira Figueiredo.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivando oferecer aos alunos do Colégio Pedro II de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a oportunidade de identificar através da dança elementos constitutivos da história da cidade, e ainda, verificar se tal atividade, desenvolvida no 2º semestre de 2015, poderia revelar a função mediadora da Educação Física (Lovisolo,1995) no processo de compreensão da dinâmica cultural local, planejou-se atividade pedagógica alusiva aos 450 anos da fundação da cidade, assim como a investigação em curso e de caráter exploratório. A metodologia utilizada na primeira fase do estudo referiu-se ao conteúdo vivenciado pelo alunado, pautado na sensibilização temática através de ampla pesquisa, aulas de dança e expressão corporal, audições semanais para montagens coreográficas e elaboração dos figurinos das diferentes épocas. A segunda fase, ainda em andamento, refere-se a avaliação do evento através da coleta de dados por entrevistas semi-estruturadas e abertas, com alunos dos atuais segundos e terceiros anos, selecionados aleatoriamente, e cujo teor pretende-se submeter a Análise do Discurso (Orlandi, 1994), a fim de se reconhecer o caráter mediador da Educação Física Escolar na construção do conhecimento formal. As primeiras falas parecem indicar que a atividade de dança contribuiu para a educação motora e a formação cultural dos alunos do Ensino Médio na medida em que agregou valores filosóficos, socioculturais e portanto estéticos regionais, às ações corporais dos processos coreográficos, trabalhando resistências como a aceitação das diferentes posturas religiosas, as questões de gênero e as étnico-raciais, além de desmistificar a crença na dança como modalidade do universo feminino.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.