Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola.

Por: Débora Barreto.

163 páginas. Autores Associados. 2004

Send to Kindle


Resumo

A linguagem poética da autora sugere um mergulho que percorre desde a fundamentação teórica até trilhas metodológicas que transcorrem como numa apresentação de dança, buscando revelar o ensino de dança na escola entre todos seus sentidos e possibilidades.

Débora Barreto é uma bailarina que fez de sua vida uma dança, ou da dança sua vida.

Em seus gestos, em suas palavras, em seu olhar, paira sempre uma sensibilidade natural de alguém que se revela nos movimentos que cria, que expressa. Fala dançando... Explica-nos dançando... Escreve dançando...

Em sua trajetória, além de dançar, preocupou-se com as possibilidades de dançar do outro. E, ao perceber a importância de se dar a oportunidade à dança como possibilidade de expressão de sentimentos, imaginou a dança sendo ensinada na escola, espaço formal de aprendizagem, onde o tema deveria ser tratado como um conhecimento corporal a ser experenciado pelos alunos. Seguindo um rigor metodológico, determinado pela ciência, Débora transforma suas ideias em pesquisa científica.

Partindo, então, das suas próprias experiências, ela busca a compreensão desse fenômeno que envolve a corporiedade e a expressividade humana, investigando o sentido do dançar. Numa análise mais profunda, apresenta sua concepção estética de educação apoiada em diversos autores contemporâneos.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.