Dança na Escola X Violência da Escola: Discursos e Expressões

Por: Flávia Fernandes de Oliveira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Identificar as principais formas de violência do cotidiano escolar dos alunos e alunas participantes do projeto Dançar.

Métodos e resultados:
Trata-se de um estudo qualitativo por se tratar de uma ação de intervenção, pois a metodologia é pautada na pesquisa-ação, através das intervenções durante as aulas e os ensaios semanais de dança na escola. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica, na qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos na situação ou no problema de modo cooperativo e participativo (THIOLLENT, 1997). Através dos discursos e expressões de violência praticadas pelos alunos e alunas do 8º e 9º anos de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, foi elaborado por eles e pela professora responsável uma coreografia em que os alunos representaram os principais tipos de violência na escola.

Conclusão:
O projeto político pedagógico (PPP) da escola pesquisada, traz como tema norteador a ética e a Cidadania. Com isso o projeto de dança que esta inserida na escola como uma atividade extracurricular tem como objetivo proporcionar através da cultura corporal dos alunos o conhecimento de diferentes tipos de Dança, desenvolvendo os principais temas norteadores do PPP. Através deste estudo verificou-se que as formas mais comuns de violência são as de violência direta, como a agressão física, e o Bullying, que é comum entre os alunos e alunas e os mesmos sabem identificar, quando um é o agressor ou a vítima dos atos na escola.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.