Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, vincula-se à linha de pesquisa representações sociais da Educação Física, esporte e lazer desenvolvida no programa de pós-graduação stricto-sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho. Teve por escopo dar conta da contribuição da disciplina Dança à formação do profissional de educação física. A estratégia metodológica utilizada foi a análise do discurso, na perspectiva de Orlando (1993) e Maingueneau (1993). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi composta predominantemente por perguntas abertas, visando recolher pistas acerca das representações da disciplina Dança no curso de licenciatura em educação física. Os discursos foram analisado à luz de uma matriz teórica construída para dar conta de processos exógenos discursivos e/ou processo endógenos discursivos (provenientes do deslocamento do sujeito) na esfera da disciplina Dança. O estudo revelou que no espaço desta disciplina predomina o corpo imanência, e no espaço privado predomina o corpo transcendência. O primeiro nos remete ao mito apolíneo, enquanto que o segundo nos remete à concepções dionisíaca de dança. O discurso dos informantes sugeriu que a disciplina Dança, para se desenvolver de forma adequada, tornando-se algo significativo para os alunos, precisa resgatar o equilíbrio entre Apollo e Dionísio como referenciais norteadores do processo de ensino/aprendizagem. O estudo mostra que, na prática, a Dança precisa trabalhar de forma sistemática "O Cotidiano" dos acadêmicos, como estratégia para desenvolver uma visão crítica da disciplina Dança, legitimando-a como aporte efetivo à formação profissional de educação física.

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