Resumo

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança.

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