Dança Para Criança: Uma Proposta Para o Ensino de Dança Voltada Para a Educação Infantil

Por: Carolina Romano de Andrade.

309 páginas. 2016 29/03/2016

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o ensino de Dança voltada aos professores da Educação Infantil. A intenção foi identificar quais são os saberes necessários ao professor que pretende ensinar Dança para crianças pequenas a fim de apontar caminhos para que o profissional tenha autonomia em suas escolhas, tanto em suas práticas educativas quanto em sua formação e atuação profissional. Para tanto, este doutoramento possui três partes, a primeira consiste na apresentação do estado atual relativo a estudos acadêmicos que compõem a área de conhecimento desta pesquisa, no levantamento das cidades do Estado de São Paulo que possuem diretrizes/propostas/orientações curriculares para a Educação Infantil e um relato sobre a inserção da Dança e da Educação Infantil no ensino brasileiro. A segunda parte refere-se ao estudo de caso realizado no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica. A terceira parte apresenta a Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil. A metodologia da investigação pauta-se em um estudo empírico, de natureza qualitativa, complementado por um estudo de caso que, entre outras referências, compartilha das ideias de Donald Schön (1992-2000) em relação ao professor reflexivo (que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação) e os saberes da experiência de Larrosa (2002) atualizado por Godoy (2013) para a realidade da Dança, como saberes em dança. 

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/137976

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.