Dança de Salão na Cultura e no Lazer do Rio de Janeiro no Período de 1870 - 1998

Por: Rita de Cássia Miranda Jordão de Almeida.

158 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo o resgate dos elementos essenciais da história da dança de salão no Rio de Janeiro entre os anos de 1870 e 1998, visando à análise desta modalidade de dança e de sua provável vertente como prática de lazer no processo de desenvolvimento da sociedade carioca. A pesquisa não teve a preocupação de levantar as técnicas de ensino da dança de salão, bem como abordar a nomenclatura dos passos e movimentos utilizados nas academias ou nos bailes. O resgate histórico se deu, tendo em vista a busca da compreensão da popularização do esporte e atividades de lazer, que constitui parte integrante da estrutura de uma sociedade. A justificativa do estudo ateve-se a preocupação social e a ciência, respaldada no fato da constatação da pouca produção acadêmica a respeito da dança de salão em nossa sociedade e na falta de literatura específica que possibilite a área acadêmica e profissional como um todo e a Educação Física em particular, conhecer e identificar os caminhos que a prática desta atividade tem percorrido. Não deixando de observar também que é, ao que tudo indica, o primeiro estudo no Rio de Janeiro, com rigor científico em nível de pesquisa, sobre o assunto. As conclusões básicas desse trabalho são: a dança de salão esteve presente em nossa sociedade como prática de lazer desde o século XIX, detectado através da revisão de literatura levantada entre os anos 1850 e 1998. A permanência desta atividade, atravessou o século seguinte se renovando e evoluindo no contexto sociocultural carioca. Neste final de século a dança de salão é praticada por ampla faixa etária (7 a 70 anos), tendo predominância entre os jovens de todas as classes sociais. A renovação da dança de salão foi constatada na visão da prática atual de esporte e lazer, tendo como fio condutor a busca de uma melhor qualidade de vida por parte de seus praticantes.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1387&listaDetalhes%5B%5D=1387&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.