Dança de Salão, Funções Executivas e Memória em Idosos Institucionalizados

Por: Antonio Carlos de Quadros Junior.

2008 25/10/2008

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento provoca declínios físico e/ou cognitivo. Ainda, algumas conseqüências da institucionalização do idoso parecem influenciar negativamente suas esferas física e cognitiva, geralmente já prejudicadas. Porém, o exercício aeróbio pode beneficiar ambas as esferas. Assim, esta pesquisa divide-se em Estudo #1 (transversal) e Estudo #2 (longitudinal) OBJETIVO: realizar o perfil de nível de atividade física, independência funcional básica, funções executivas, memória e estado cognitivo geral de idosos moradores de instituições de longa permanência para idosos de Rio Claro-SP (Estudo #1), e analisar possíveis efeitos de um programa de Dança de Salão nestas variáveis (Estudo #2). MATERIAIS E MÉTODOS: para o Estudo #1, a amostra foi aleatória e abrangeu 89,8% da população institucionalizada. Para o Estudo #2, a amostra foi de 14 idosos no Grupo Controle e de 13 idosos no Grupo Treinamento; o treinamento foi de três sessões de Dança de Salão por semana, durante seis meses. Em ambos os estudos foi aplicada a mesma bateria de testes e questionários. Os dados foram analisados com p<0,05. No Estudo #1, foi calculada média, desvio-padrão e quartis, além do coeficiente de correlação de Pearson para nível de atividade física e independência funcional básica com as outras variáveis. No Estudo #2, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para analisar a normalidade da distribuição dos dados, teste t de Student para análise de similaridade inicial entre ambos os grupos.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/VJPHSG14XLDC8U56XUJ8DP2BHYCC3MUKPVQH3EH454XVXF51BE-30415?func=full-set-set&set_number=021757&set_entry=000155&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.