DanÇa de SalÃo: Uma Possibilidade de Linguagem Ballroom.

Por: Armando Gonçalves de Carvalho e Lílian Zaniboni.

Conexões - v.5 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar um olhar sobre a dança de salão de modo que esta atividade possa ser compreendida como uma prática social da linguagem. Para tanto, foram ministradas aulas semanais de dança de salão para crianças (de quinta à oitava série) do Colégio Sistema Positivo da cidade de São José do Rio Preto (SP) num período de três meses. Com base na teoria do Paradigma Indiciário, fizemos uma análise subjetiva das informações coletadas, voltando nossa atenção para sinais discursivos (verbais e não-verbais) apresentados nos enunciados dessas crianças. A partir das aulas de dança de salão, observamos que algumas crianças passaram a lidar de modo diferente com a auto-imagem e, também, estabeleceram uma nova forma de convivência entre os membros participantes dessa atividade. Palavras-Chave: Dança de salão; Linguagem; Corpo; Discurso.

Endereço: http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v5n1/ArtigoLILIAN.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.