Dança: Um Conteúdo Desafiador

Por: Heloise Mariano Bianchini e Juliana Regina Guimarães.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.18 - n.1 - 2020

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino da dança na Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). A dança surge como um conteúdo desafiador, pois enfrenta, geralmente, três barreiras iniciais, sendo elas: insegurança dos docentes em desenvolvê-la, resistência por parte dos alunos e contexto estrutural das escolas. Quanto ao desenvolvimento desta experiência, destaca-se que o conteúdo dança foi aplicado no primeiro semestre de 2018, entre os meses de abril a julho (totalizando 48 aulas). No que se refere ao planejamento das atividades, para atender as expectativas dos alunos e para um sucesso no desenvolvimento da dança, pensou-se em realizá-lo por etapas, as quais envolveram estratégias específicas para atender aos objetivos propostos, dividindo-os em: atividades rítmicas, ritmos musicais e apresentação de dança para a comunidade escolar. Os resultados foram positivos, pois não foram exigidas técnicas, mas sim fomentadas experiências, orientando os alunos na descoberta de suas habilidades, instrumentalizando e construindo conhecimento através da dança. Conclui-se que os alunos puderam aprender através da dança e que as aulas foram de grandes aprendizados tanto para os alunos quanto para a docente.

Referências

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor. Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2009.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação, Brasília, 2013.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo" dança" em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a prática, Goiânia, v. 6, p. 45-58, 2002.

BUSS-SIMÃO, Márcia. Educação Física nas escolas organizadas por ciclos de formação: socializando uma experiência. Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 75-86, 2012.

DARIDO, Suraya Cristina. Os Conteúdos da Educação Física na Escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 122-136.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Motriz, Rio Claro, v. 3, n. 1, p. 20-28, 1997.

PERES, Aline Thomazelli; RIBEIRO, Deiva Mara Delfini Batista; JUNIOR, Joaquim Martins. A dança escolar de 1ª a 4ª série na visão dos professores de educação física das escolas estaduais de Maringá. Revista da Educação Física, Maringá, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2001.

RODRIGUES, Renata Marques. Conhecendo o mundo na escola: uma intervenção com a dança na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 80-90, 2015.

ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005.

SMOUTER, Leandro; COUTINHO, Silvano da Silva. Just dance como possibilidade na dança criativa em contexto escolar. Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 68-77, 2016.

SOARES, Carmen Lucía. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 6-12, 1996.

SOUZA, Maria Inês Galvão. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 32-42, 2011.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001.

TAHARA, Alexander Klein; CAGLIARI, Mayara Sena; DARIDO, Suraya Cristina. Celular, corrida de orientação, Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 5, n. 1, p. 02-05, 2017.

TONETO, Livia Cristina. Educação física escolar: a dança em questão. Revista Corpoconsciência, Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 17-26, 2010.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22089

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.