Resumo

Objetivamos problematizar como a temática Danças de Salão é trabalhada na escola, tanto nas aulas de Educação Física quanto no contraturno dos alunos por meio de projetos. As discussões aqui realizadas foram fundamentadas nos estudos culturais, possuindo caráter bibliográfico e autoetnográfico. Em relação a esse último, ele se dá pela prática docente de um dos autores em uma escola pública da periferia da cidade de Juiz de Fora. Foi possível perceber potencialidades dessa temática na escola que perpassam, dentre outros, pela valorização de elementos vinculados à cultura popular brasileira. Foram percebidas, também, dificuldades no trabalho com dança relacionadas, por exemplo, a questões de gênero. A relevância das discussões aqui realizadas se dá pelo fato de que, apesar de ser legitimado por documentos oficiais como a BNCC (BRASIL, 2018) e ser defendido por diferentes autores, como Sborquia (2002), ainda é pequeno o trabalho com a temática dança no ambiente escolar se comparado a outros temas da cultura corporal. Chegamos à conclusão que o trabalho com dança na escola possui grandes potencialidades, sendo necessário, assim, ser mais tematizado nas escolas e mais discutido no meio acadêmico e também na formação de professores.

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