Dando Laços, Construindo Pontes: Docentes Universitários em Busca da Integração Entre Teoria e Prática nas Disciplinas Ginásticas

Por: Mariana Harumi Cruz Tsukamoto.

2012 27/04/2012

Send to Kindle


Resumo

A expansão do Ensino Superior passou a exigir maior número de profissionais aptos a lecionar nas Universidades. Em muitos casos, os docentes ingressam nas instituições munidos de considerável conhecimento específico, porém, muitas vezes carentes de conhecimento acerca dos aspectos didáticos e pedagógicos, essenciais a esta atividade. Na área da Educação Física, assim como nas demais áreas do conhecimento, os docentes em sua maioria são egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu, que oferecem formação específica voltada à pesquisa, mas muitas vezes não abrangem a formação do professor. Os cursos de formação inicial em Educação Física, oferecem as opções de bacharelado e licenciatura. Entre as disciplinas que compõem os cursos encontra-se o grupo das disciplinas chamadas de aplicação. Nesse, figuram aquelas relacionadas às modalidades esportivas, inclusive às modalidades ginásticas. O objetivo do presente trabalho foi compreender como os docentes das disciplinas ginásticas buscam a integração entre os aspectos teóricos e práticos nessas disciplinas. O método utilizado foi a Grounded Theory que, através da experiência dos sujeitos, permite a construção de um esquema teórico sobre o objeto de estudo. Participaram da pesquisa 10 docentes de disciplinas ginásticas de instituições privadas da Grande São Paulo. A análise dos dados nos permitiu construir o modelo teórico Dando laços, construindo pontes em busca de uma integração entre teoria e prática. Tal modelo nos permitiu compreender que os docentes percebem a importância e a necessidade desta integração para o processo de formação do seu aluno, e esforçam-se para promove-la. No entanto, como vivemos numa sociedade em que os conceitos de teoria e prática correspondem a uma perspectiva clássica, o discurso dos docentes deixa-nos transparecer certo embaraço para a efetivação desta integração, o qual parece ter origem no tipo de referencial teórico utilizado e nas influências do sistema educacional no qual está inserido. Acreditamos que os docentes podem adotar algumas estratégias, como estabelecer uma aproximação com situações reais de aplicação da ginástica e a utilização de formas de avaliação diferenciadas, as quais auxiliariam na concretização desta integração

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-04062012-083403/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.