Resumo

Papa Francisco:  não ter medo de entrar em jogo com os outros e com Deus e não se contentar com um empate medíocre. Dar o melhor de si para o que dura para sempre.

Alessandro De Carolis, José Silvonei - Cidade do Vaticano

Nos cinco capítulos e nas 50 páginas do texto Dar o melhor de si, se analisa, em síntese a história do fenômeno esportivo, se oferece uma leitura antropológica do ponto de vista dos valores e outra sobre os desafios e desvios do esporte – entre as quais o doping e a corrupção – para concluir com uma descrição do papel desempenhado pela Igreja neste setor, considerado um moderno Pátio dos Gentios.

O que interessa no fundo é reiterar que não há um esporte cristão, mas certamente é legítima uma visão cristã do esporte. Por esta razão, reafirma-se que a Igreja - como repetidamente ensinada nas últimas décadas, em particular por João Paulo II, - não se limita a incentivar uma prática esportiva qualificada, mas quer estar dentro do esporte, entendido como esporte para a pessoa e, portanto, como espaço onde dar o melhor de si , a partir do qual, se desenvolvem amizade, diálogo, igualdade, respeito, solidariedade.

Não apenas pela glória

O capítulo 2 se detém na evolução do esporte. Raciocinando sobre a etimologia da palavra, nota-se como o francês desporter deriva do latim desportare, que é divertimento. O aspecto lúdico, físico, competitivo, se observa, tem animado práticas esportivas desde o alvorecer da história do homem. Mas a mudança radical vem nos últimos dois séculos, quando o esporte, - recorda-se -, gradualmente se torna um fenômeno de massa e as Olimpíadas de Coubertin ampliam suas fronteiras, enquanto o desenvolvimento da mídia o torna global. Neste desenvolvimento amadurece a concepção da atividade esportiva como instrumento de educação integral, que combina a excelência física com a excelência humana, e a competição no mesmo nível por um resultado, promove o reconhecimento da igualdade entre as pessoas. .

Ginástica do corpo e do espírito

À pergunta o que é o esporte?, o documento propõe uma das definições possíveis, depois de ter passado em resenha suas características. E assim, diz-se, o esporte é, em geral, qualquer atividade física em movimento, individual ou em grupo que tenha um caráter lúdico e competitivo e seja codificado por um sistema de regras, com desempenhos comparáveis 

Acessar