Das Charangas às Torcidas Virtuais - a Comunidade, os Meios de Comunicação e o Futebol

Por: .

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento tecnológico da sociedade globalizada propiciou o surgimento das  comunidades virtuais, verdadeiros agrupamentos de indivíduos usuários da Internet, que determinam fontes de valores que moldam comportamentos e organizações sociais na web. Tais comunidades não são um fenômeno recente, típico da evolução das novas tecnologias. O objetivo deste trabalho é investigar as relações existentes entre os meios de comunicação de massa, os torcedores de futebol e a constituição dessas comunidades. A preocupação com o consumo, característica da globalização, avança no campo da cultura do futebol provocando transformações com o auxílio dos meios de comunicação nas antigas torcidas organizadas em massa. Hoje, as agremiações transnacionais de futebol buscam o torcedor consumidor, provocando mudanças nas características de identificação das comunidades formadas por esses indivíduos.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2004/index.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.