Das Gymnasticas nos Quartéis Ao Esporte Competitivo: Análises Sobre a Introdução das Práticas Esportivas Entre os Militares Até a Fundação das Ligas Esportivas Militares

Por: .

Pensar a Prática - v.16 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo


O esporte militar apresentou grande projeção em todo o mundo nas últimas décadas e suas estruturas organizacionais passaram a se equiparar às organizações esportivas de alta performance. No entanto, o processo de introdução das práticas esportivas no interior dos quartéis, assim como os principais objetivos e instrumentos utilizados ainda é uma temática pouco trabalhada nas pesquisas sobre História do Esporte no Brasil. Este artigo, utilizando os pressupostos da História Comparada e o método de análise crítica de documentos, visa analisar os períodos iniciais de contato dos militares brasileiros com o esporte enfocando o processo de transição da prática das gymnasticas à implantação do esporte competitivo, formalizado a partir da fundação das Ligas Esportivas Militares em 1915.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/18134

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.