Das Lutas Ao Judô na Escola: Perspectivas Para o Trato com o Conhecimento Judô

Por: Maria Carolina Lopes Esteves.

76 páginas. 2017 02/03/2017

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Resumo

Este texto é um estudo sobre o trabalho pedagógico com o judô e as lutas na escola, a partir da discussão dos seus elementos históricos, e como ele pode ser tratado na escola numa perspectiva crítico-superadora. Neste sentido, esta pesquisa aborda as possibilidades de contribuição do conhecimento judô – cuja violência é uma característica intrínseca – no processo de humanização dos relacionamentos das crianças e adolescentes dentro da sociedade capitalista; e a possível justificativa para o trato deste conhecimento dentro da escola. A hipótese é que o judô adquiriu, desde a sua gênese, um caráter de organização e sistematização para transmissão de seu conhecimento; estruturou um trabalho pedagógico para o seu ensino, baseado nos princípios e valores de coragem, integridade, solidariedade, estratégia e concentração – capaz de educar para a transformação social, em vez de acirrar a competição e o individualismo – e assim, ser transmitido como conteúdo científico na escola. A pesquisa foi construída a partir do método materialista histórico-dialético com o objetivo de compreender o judô: como luta, elemento clássico da Educação Física e conteúdo escolar capaz de contribuir no processo de emancipação humana.

Endereço: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21596

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