De Antena Ligada na Atenas Brasileira : Um Estudo de Recepção Midiática em Torno da Copa do Mundo de 2014 Sob Olhares de Jovens Escolares em São Luís - Ma

Por: Ywri Crystiano da Silva Magalhães.

111 páginas. 2015 29/07/2015

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a recepção midiática dos discursos televisivos em torno do futebol por meio dos procedimentos discursivos e interdiscursivos. Tomando as mídias como tema de reflexão e análise é possível observar que além de estarem presentes em nosso dia a dia, elas se constituem em um assunto de interesse geral, e lógico, a Educação Física não poderia ficar alheia a essas discussões. Dessa maneira, a indústria do entretenimento utiliza a televisão para incentivar o consumo de bens e serviços, nessa lógica surgem os elementos da cultura corporal como objetos a serem também comercializados na forma de esporte, ou seja, as manifestações da cultura corporal e o objetivo da Educação Física de tratar pedagogicamente dessas manifestações, estão cada vez mais, sendo subsumidas pela hegemonia do esporte. E o futebol é o maior representante dessa hegemonia, uma vez que é amplamente praticado no contexto escolar, mas os sentidos atribuídos a sua prática estão restritos à racionalidade instrumental, limitando significativamente o seu valor pedagógico e, portanto, às possibilidades de contribuir com a formação dos sujeitos. Para que os sujeitos não assumam, de maneira inconsciente, os valores, sentidos e significados veiculados por meio dessa influência televisiva, é necessário o recurso das mediações que oportunizem uma leitura mais crítica desses discursos e que promovam, nos sujeitos, autonomia para a realização de suas escolhas. Nesse sentido, em nosso estudo utilizamos um quadro teórico composto pelos conceitos da Teoria da Análise do Discurso articulados aos estudos de Recepção e da Teoria das Múltiplas Mediações, sob o viés dos Estudos Latino-Americanos. O trabalho de campo foi realizado na Escola Cintra em São Luís – MA, numa turma de 1º ano do ensino médio. Para conhecermos suas principais mediações e o tratamento dados as mensagens que consomem por meio do discurso televisivo acerca do futebol na Copa do Mundo de 2014 foram mobilizados como procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa: questionário, grupos focais e observação participante. Concluímos que a Educação Física deve buscar novas metodologias de ensino para que os alunos possam compreender a temática estudada na sua totalidade e também inserir nos seus estudos temas relacionados ao cotidiano como os eventos esportivos e suas relações com a mídia para entendermos os seus impactos na sociedade. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19475

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.