De Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (adi) a Professor de Educação Infantil - Mudanças Subjetivas Mediadas Pela Participação no Programa de Formação Ari - Magisterio.

Por: Ruth de Manincor Capestrani.

179 páginas. 2007

Send to Kindle


Resumo

o presente trabalho estuda os impactos na constituição subjetiva de seis auxiliares de educação infantis (ADIs) que trabalhavam em Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Paulo e que passaram por formação docente em Curso Normal, em nível médio, que foi denominado ProgramaADI-Magistério, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e que atendeu cerca de 3700 profissionais em exercício. Ele apoiou-se em estudos protagonizados porVigotsky, e retomados por Bruner, Leme, Grandesso, dentre outros, e utilizou a perpectiva teórico-metodológica da Rede de Significações (Rossetti-Ferreira et allii.) para a análise dos dados. Através do exame das narrativas produzidas em entrevistas abertas, a análise buscou identificar os contextos formativos da subjetividade de cada ADI, o que incluiu os acontecimentos históricos, os princípios e métodos de ensino do Programa ADI-Magistério, as relações sociais e as experiências relatadas, e a apreciação de cada uma sobre o novo papel social que assumiram em decorrência da formação - ser professor, avaliando as circunstâncias favorecedoras ou não de mudanças .. A partir da configuração dessa rede, verificou como o discurso de cada entrevistada apontava mudanças no olhar para si mesma, ampliação na visão do próprio mundo e dos acontecimentos, alterações na prática profissional, e modificações na concepção de educação infantil. Por último, analisou as conseqüências da experiência provocada pelo Programa AID-Magistério para o processo de constituição subjetiva de cada ADI-aluna. Este trabalho poderá contribuir para o planejamento de outros processos formativos, como suporte e estruturação curricular de novos cursos, além de realçar a função social dos processos de formação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2436&listaDetalhes%5B%5D=2436&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.