Resumo

Objetivos:
Foi proposto pelo presente estudo discutir com bases nas fontes documentais o processo de formação da agremiação esportiva denominada Athletic Club, fundada em 1909. Na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Foram levantadas as fontes condicionantes que levaram ao surgimento do futebol na cidade mineira de origem colonial as primeiras conseqüências dessa prática social na formação do habitus de sua população.

Métodos e resultados:
A pesquisa de natureza histórica tomou como fonte os documentos e registros relativos à fundação do Athletic Club e aos primeiros decênios de sua existência. O acesso a fontes primárias disponíveis no acervo da citada agremiação permitiu confirmar as afirmações de Ribeiro (1998), segundo o qual tais fontes são “porto seguro” para o pesquisador, pois tratas de documentos oficiais que retratam a história do clube sobre a ótica deste. Através da análise das fontes documentais foi possível constatar que o surgimento desta agremiação contribuiu para a divulgação e consolidação dessa prática junto à população são-joanense, vindo a constituir-se no decorrer do século XX como um novo hábito social que passa a fazer parte do cotidiano da cidade e de suas práticas de sociabilidade.

Conclusão:
Portanto, foi constatado que a fundação do Athletic Club é apontada como um fator determinante para a consolidação do futebol como prática esportiva na cidade de São João del-Rei, fazendo com que os habitus e as configurações sociais, anteriormente pautados pelas festas religiosas, passassem a ter um caráter denominado de festa esportiva.